Competências vs conhecimento

Cada vez mais ouvimos falar em competências e na capacidade de as desenvolver. 

Não é raro dizermos “aquela pessoa é ou não competente!”

Assim sendo, explicitar o que se entende por competência parece algo interessante de definir...

Competência, é a capacidade de realizar uma determinada tarefa, ou ser de determinada forma tendo em conta os conhecimentos e habilidades adquiridas. 

Como é que conseguimos desenvolver então, estas competências nos nossos alunos, para que consigam atingir os seus objetivos pessoais/académicos?

É evidente que são importantes os conhecimentos que os professores lhes transmitem. Não pretendemos de forma alguma colocar em causa o conhecimento transmitido pelos professores, até porque não há desenvolvimento de competências sem este suporte. A questão que nós colocamos, é que o ensino de competências é mais abrangente, mais útil ao aluno do que o simples ensino de conhecimentos. Como Francis Bacon dizia: “Não se aprende bem a não ser pela própria experiência!” Ou seja, o ensino do conhecimento deve de ter um objetivo final prático ficando desta forma “apreendido” e não apenas “aprendido”.

Se o enfoque for apenas no conhecimento, podemos estar a formar um aluno que pode vir a ser um bom teórico, mas com dificuldade de realização de tarefas ou atividades de ordem prática, a nível académico, ou a nível pessoal. 

Se o enfoque for na competência, pretende-se que o aluno além da aquisição de conhecimentos adquira formas de “saber fazer” ou “saber ser” que saem fora do âmbito restrito dos conhecimentos adquiridos. 

Como se adquirem estas competências e o que esperamos que o aluno consiga fazer? De um modo lúdico e prático, com dinâmicas em que se aplicam conhecimentos a diferentes situações, de âmbito académico, ou pessoal ou de grupo, pretendemos que ele saiba (adquira conhecimentos), saiba fazer (adquira habilidades), saiba ser (adquira atitudes corretas).

O que nos diferencia hoje em dia? A nossa forma de ser e de saber fazer, pois os conhecimentos adquiridos são globalizados e generalizados a todos os alunos. Este é um dos objetivos da Skillsgym que pretende, com o apoio da intervenção de psicólogos educacionais, trabalhar ou modelar os seus jovens alunos para que se tornem seres mais humanos mais completos, não só do ponto de vista cognitivo, mas também social, motivacional, emocional e comportamental.

PARTILHAR: