BE YOURSELF

BE YOURSELF. É uma antiga máxima. Já Socrates no séc. 400 a.C. exultava “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Mas como se manteve actual esta velha máxima filosófica ao longo dos séculos? Como conservou a sua actualidade e o seu sentido nos dias de hoje?

Recentemente, tivemos a sessão solene de entrega de certificados de uma formação do Projecto Educativo Integrado de Almada. Nesta sessão, os formandos realizaram também as apresentações finais dos trabalhos do curso, entre os quais a apresentação do “Be Yourself”, na qual os formandos se expõem a nível pessoal e desafiam um dos seus receios primordiais: falar em público.

Este trabalho representa o culminar do segundo e mais longo módulo do Curso CARE – Centro de Alto Rendimento Escolar, um módulo profundo de treino de competências, alavancado em processos de aprendizagem vivenciais e ativos e monitorizado em proximidade pelos psicólogos dos formandos. Assim, a apresentação que cada formando faz de si próprio foca precisamente a sua personalidade, pontos fortes, fraquezas, relacionamento com os outros, projetos profissionais futuros, e atinge uma exposição física e psicológica tão grande que coloca os nervos em franja, um friozinho na barriga e as emoções ao rubro.

Mas apesar de todo o nervosismo e expectativa, os formandos “arrasaram”. As apresentações foram de grande nível técnico, quer ao nível dos suportes elaborados para as apresentações, quer ao nível da apresentação oral em si, e revelaram jovens com grande potencial de comunicação, auto-análise e espírito de equipa. Neste âmbito, torna-se imperativo apresentar os parabéns às formadoras Ana Almeida, Silvia Freitas, Célia Azevedo e Sara Carvalhal pelo excelente trabalho que fizeram com estes formandos.

Ouviu-se muito “Sê tu mesma/o”, “Tem orgulho em quem és”, “Valoriza-te”, numa apologia de valores de emancipação e autonomia que permite antever uma atitude proactiva e autónoma perante a vida e perante os desafios que esta lhes proporá.

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Quase 2000 anos mais tarde, o sentido continua actual. Conhece os teus pontos fortes, para que os possas aproveitar ao máximo. Conhece as tuas fraquezas, para que te possas melhor continuamente. Analisa o mundo envolvente, os comportamentos e os outros, tanto com humildade, como com espírito critico. Questiona, procura, encontra. Sê fiel aos teus valores e princípios, pois representam a mais pura essência do teu ser.

PARTILHAR: