Atividade Natal Rio Tinto

No dia 20 de Dezembro de 2014, e no âmbito do desafio colocado a todas as formadoras e formandos, a Psicóloga Ângela Ribeiro e a Formadora de Inglês Isabel Cambey do Pólo de Rio Tinto desenvolveram uma atividade abordando a problemática social: os sem-abrigo.

Visualizaram uma curta-metragem intitulada “Change for a dollar” da atriz e diretora Sharon Wright que propõe uma reflexão do que é preciso fazer para mudar a vida de alguém. Quanto custa uma ação? Um dólar? Um centavo? Change, em inglês, pode significar um troco, trocado ou mudança. No filme, um mendigo pede dinheiro/trocados nas ruas, para ter a oportunidade de mudar de vida. Um Dólar pode ajudar a vida das pessoas, mas nem sempre é o valor do dinheiro que faz a diferença, e sim a atitude solidária.

Os formandos também fizeram análise de outros casos e debateram ideias sobre esta temática. Partilharam experiências e conhecimento de casos de pessoas que vivem em situação de pobreza e exclusão social. Alguns dos formandos integram grupos de voluntários que, regularmente, distribuem alimentos e roupas pelas pessoas carenciadas ou mesmo sem abrigo. Tal atitude sensibilizou os restantes formandos e as formadoras. Repare-se que os formandos têm entre 11 e 14 anos. Se, por um lado, se destacou a importância de assegurar o bem-estar físico dos que mais precisam, por outro lado, referiu-se a necessidade de receber um sorriso, um abraço ou mesmo um simples olhar. É importante desenvolver a consciência cívica destes jovens e valores fundamentais para a sua sobrevivência em sociedade.

A ausência de afeto e a necessidade do mesmo para a estabilidade emocional, direcionou o debate para a importância de manifestarmos aos outros o que sentimos, com ou sem palavras, em qualquer altura do ano, em qualquer contexto. Muitos dos formandos assumem dificuldades em "abraçar" ou receber um abraço.

Um abraço terno faz qualquer pessoa sentir-se melhor. Assim, adaptamos a terapia do abraço aos nossos formandos. Os benefícios foram explicados, em termos físicos e emocionais. Conforme é sabido, quando abraçamos alguém, com ternura, sinceridade e genuinidade, o nosso corpo liberta dopamina, endorfinas e oxitocina, que impulsionam o nosso bem-estar.

Criaram um slogan: “Abrace alguém e sinta-se bem!” e comprometeram-se durante as férias Natalícias espalhar abraços pelo maior número possível de pessoas com o objetivo de transmitir um pouco de felicidade para a nossa e para a vida dos outros.

As formadoras agradeceram a oportunidade de conhecer uma outra faceta dos seus formandos. Foi uma surpresa, uma descoberta, uma constatação... do que já são enquanto jovens!

PARTILHAR: